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portfólio
Casa Marc
Ed. São Paulo
Igreja São Geraldo
Palacete Amália Barcelos
Pão dos Pobres
Pocket Park Conceição
Após a abertura, na década de 1960 do túnel e elevada da Conceição, a antiga rua da Conceição que fazia esquina com a av. Independência se resultou em uma rampa escalonada. Com o passar dos anos, a via se degradou, desvalorizando o patrimônio tombado que é a Igreja Nossa Senhora da Conceição, segunda igreja mais antiga de Porto Alegre. Inspirado nos "pocket parks" instalados em Nova Iorque e São Paulo, a proposta soluciona a acessibilidade para o salão de eventos no subsolo da igreja e traz animação para a local propondo uma pequena arquibancada ajardinada que separa o peitoril da elevada, configurando uma barreira vegetal ao mesmo tempo que se cria um local de contemplação do monumento e permanência.
Pátio Andradas
A fachada remanescente datada de 1910 esconde um amplo terreno em plena rua dos Andradas no Centro Histórico de Porto Alegre. O projeto prevê a restauração da fachada porém trazendo uma nova proposta cromática valorizando as esquadrias de madeira e os perfis de ferro fundido no térreo, como também propõe a instalação de pequenos edifícios em estrutura metálica que configuram um pátio central que agrega diversos tipos de atividades comerciais e gastronômicas.
Barão de Santo Ângelo
Casa Frasca
Casa dos Azulejos
Cine Astor
O antigo cinema, fechado desde o início da década de 1990 teve seu corpo ( um galpão) totalmente demolido, restando apenas a fachada, que preservada, foi tombada como de interesse histórico cultural pelo município de Porto Alegre. Com a construção de um novo edifício que abrigará um hotel, que mantendo a fachada como um átrio da nova edificação como compatibilização, um projeto de restauração foi executado resgatando elementos originais, devolvendo a leitura arquitetônica de tão importante esquina cultural para o 4º distrito de Porto Alegre.
As obras de conservação e restauração aconteceram no período de início de janeiro de 2021 e final de maio de 2021 e compreenderam aproximadamente 600 m² de limpeza e intervenções pontuais no reboco. Na fachada , os trabalhos ficaram restritos a limpeza química e mecânica das superfícies, fixação e reintegração dos rebocos estáveis, com injeções químicas (técnica minimamente invasiva) e quando necessário, a reconstituição de trechos de grandes lacunas. A equipe multidisciplinar foi composta por arquitetos e restauradores artífices.
HISTÓRICO
O Cinema Theatro Orpheu foi mandado construir pela empresa Mendelski e Irmãos, gerida pelos senhores Miguel e Vitor Alexandre Mendelski, para ter a capacidade para 1891 lugares. A edificação foi projetada em 1922 por Eduardo Pufal e construída por seu irmão, o engenheiro construtor, João Luiz Pufal, sendo finalmente inaugurada no dia 03 de outubro de 1923 com a novidade de apresentar “funções noturnas” que intercalavam sessões de cinema com músicos e artistas.
A partir de 1963, passa a se chamar Cine Astor, nome pelo qual ficou mais conhecido e é ainda hoje lembrado, passando por uma reforma interna em que houve a divisão da sala, o que diminuiu a capacidade de público e externa, alterando consideravelmente a edificação, com a alteração do revestimento e a inserção de uma marquise em concreto. Encerrou suas atividades no ano de 1993.
A tipologia arquitetônica é eclética prevalecendo tendências clássicas e barrocas, típicas dos “cineteatros” da época. Tem destaque por sua implantação quase que de esquina sobressaindo sua fachada dotada de rica ornamentação que serve como ponto focal das perspectivas de avenidas que se encontram no cruzamento com a av. Benjamin Constant, a av. Cristóvão Colombo no sentido bairro-centro e a rua Cel. Bordini no sentido Moinhos - Floresta.
Em 2016, um levantamento cadastral foi realizado para a elaboração de um projeto para as intervenções de restauro. Esse projeto resultou nas diretrizes básicas nas quais a atual intervenção se desenvolvem.
Definições posteriores tais como a o traço da reconstituição do reboco e a proposta cromática definitiva foram discutidas e definidas durante a etapa prospectiva na execução da obra. Testes cromáticos foram realizados com cores compatíveis ao bem cultural e a tipologia arquitetônica de sua época.
As obras de conservação e restauração aconteceram no período de início de janeiro de 2021 e final de maio de 2021 e compreenderam aproximadamente 600 m² de limpeza e intervenções pontuais no reboco. Na fachada , os trabalhos ficaram restritos a limpeza química e mecânica das superfícies, fixação e reintegração dos rebocos estáveis, com injeções químicas (técnica minimamente invasiva) e quando necessário, a reconstituição de trechos de grandes lacunas. A equipe multidisciplinar foi composta por arquitetos e restauradores artífices.
HISTÓRICO
O Cinema Theatro Orpheu foi mandado construir pela empresa Mendelski e Irmãos, gerida pelos senhores Miguel e Vitor Alexandre Mendelski, para ter a capacidade para 1891 lugares. A edificação foi projetada em 1922 por Eduardo Pufal e construída por seu irmão, o engenheiro construtor, João Luiz Pufal, sendo finalmente inaugurada no dia 03 de outubro de 1923 com a novidade de apresentar “funções noturnas” que intercalavam sessões de cinema com músicos e artistas.
A partir de 1963, passa a se chamar Cine Astor, nome pelo qual ficou mais conhecido e é ainda hoje lembrado, passando por uma reforma interna em que houve a divisão da sala, o que diminuiu a capacidade de público e externa, alterando consideravelmente a edificação, com a alteração do revestimento e a inserção de uma marquise em concreto. Encerrou suas atividades no ano de 1993.
A tipologia arquitetônica é eclética prevalecendo tendências clássicas e barrocas, típicas dos “cineteatros” da época. Tem destaque por sua implantação quase que de esquina sobressaindo sua fachada dotada de rica ornamentação que serve como ponto focal das perspectivas de avenidas que se encontram no cruzamento com a av. Benjamin Constant, a av. Cristóvão Colombo no sentido bairro-centro e a rua Cel. Bordini no sentido Moinhos - Floresta.
Em 2016, um levantamento cadastral foi realizado para a elaboração de um projeto para as intervenções de restauro. Esse projeto resultou nas diretrizes básicas nas quais a atual intervenção se desenvolvem.
Definições posteriores tais como a o traço da reconstituição do reboco e a proposta cromática definitiva foram discutidas e definidas durante a etapa prospectiva na execução da obra. Testes cromáticos foram realizados com cores compatíveis ao bem cultural e a tipologia arquitetônica de sua época.
Casa da Estrela
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