projeto
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

R. Comendador Azevedo, 256 - POA, RS

Projeto de Restauração

-

2025


A equipe do Studio1 Arquitetura está à frente do projeto de restauração de dois bondes históricos que hoje fazem parte do acervo do MACRS. Trata-se de bondes com eixo duplo, originalmente projetados para acomodar 44 passageiros. Eles foram fabricados em 1927 pela Osgood-Bradley para a Worcester Street Railway, em Massachusetts, e chegaram a Porto Alegre em 1946.
O projeto se concentra em preservar e renovar o que restou: a carroceria, o para-brisa antigo, parte da estrutura das rodas e seu charme inconfundível. Um dos bondes, que sofreu um incêndio no passado, demandará um trabalho ainda mais delicado.
Nosso objetivo é devolver a eles a aparência original por fora, incluindo a nova cromia externa, rampas de acessibilidade em chapa metálica, novas esquadrias de ferro, caixas de tomadas sobrepostas, portas do tipo camarão e esquadrias de madeira.
Internamente, os bondes serão completamente repaginados com a instalação de um novo piso, permitindo que os espaços sejam utilizados para as atividades do museu. Também será feita uma nova cromia nas paredes e no forro. Móveis como mesas educacionais modulares e pufes irão compor o ambiente interno, pensado especialmente para o uso infantil.
Para complementar, uma estrutura coberta, que remete a uma plataforma, foi construída ao lado dos bondes e também será integrada ao projeto. Essa plataforma contará com quatro unidades de painéis de exposição fixa e seis bancos, criando um espaço de convivência e aprendizado.
Bondes - MACRS