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Avenida Cristóvão Colombo, 1629 - Porto Alegre, RS

Projeto de Restauração

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A igreja de São Pedro, localizada em Porto Alegre, tem sua origem em uma capela dedicada ao padroeiro do Rio Grande do Sul, erguida em 1887 por iniciativa de Eduardo Azevedo de Souza Filho e sua esposa, que doaram o terreno e uma imagem do apóstolo. A capela foi consagrada em 1888, sendo inicialmente subordinada a outras freguesias até se tornar sede do Curato de São Manoel em 1916. Em 1917, foi definida como Matriz do Curato de São Pedro, e, em 1918, aprovou-se o projeto do arquiteto tcheco Josef Hruby para um novo templo em estilo neogótico, a primeira grande igreja desse estilo na cidade. A construção, conduzida por Franz Rhoden, viu sua primeira missa celebrada em 1919, mesmo com o templo ainda inacabado.
O destaque da igreja sempre foi sua ornamentação interna, desenvolvida a partir de 1922 sob a responsabilidade do escultor João Vicente Friedrich. Em 1929, foram instalados os altares neogóticos em madeira, e a primeira torre foi finalizada sob a supervisão de Vitorino Zani, também responsável pelo revestimento da fachada. As pinturas internas começaram em 1944, com Pedro Paulo Curci e seu irmão Attilio, e os vitrais, produzidos pelas Casas Irmãos Veit e Casa Genta, complementam o interior.
A Igreja de São Pedro tornou-se um importante centro de devoção católica e um marco na identidade dos bairros Floresta e Moinhos de Vento. Mesmo com as transformações urbanas, suas altas torres e o estilo arquitetônico neogótico continuam a se destacar, sendo um ponto focal da paisagem da região. Esses fatores contribuíram para que a Igreja de São Pedro fosse reconhecida como patrimônio cultural tombado pelo município, devido ao seu valor histórico, arquitetônico, paisagístico e funcional.
Os telhados da nave e da capela-mor da igreja são estruturados em madeira e cobertos por telhas cerâmicas francesas. O cruzeiro que adorna o frontão do transepto da fachada sul e a abside da capela-mor são elementos marcantes. As entradas laterais possuem pórticos com gradis metálicos, enquanto as duas torres sineiras abrigam sinos de bronze, encimadas por coruchéus de cobre com cruzes. A fachada é enriquecida com ornamentos argamassados, como lambrequins, pináculos, frisos, cimalhas, quadrifólios e rosáceas. As portas de acesso são feitas de madeira almofadada, e os vitrais são estruturados em painéis de cimento e rosáceas.
O calçamento ao redor da igreja é feito com pedras portuguesas em granito rosa, cinza e preto, formando padrões geométricos. Internamente, as pinturas decorativas e murais foram realizadas pelos Irmãos Curci e pela empresa ARS Arte Sacra, preservando características cromáticas distintas. As paredes são revestidas em arenito, o piso da nave é de ladrilhos de granitina, e o forro de estuque é adornado com pinturas e gradis nos óculos de ventilação.
Os vitrais historiados estão dispostos em sequência, com o guarda-corpo e a escadaria do coro feitos de madeira, mantendo suas características cromáticas originais. O púlpito, retábulos de madeira, o sacrário e o baldaquino em latão polido, assim como os castiçais e mesas litúrgicas, são peças que mantêm um estilo formal e cromático definido. A imagem de São Pedro com o pé desgastado, ladeada pelas imagens de São Pedro e São Paulo, o trono e o baldaquino de madeira, e a via sacra em suas estações originais também são destaques.
As imagens de santos, como o Sagrado Coração de Jesus, Santa Teresinha, Santo Antônio, e outras, decoram os retábulos laterais, mantendo o estilo formal e cromático. Lustres e arandelas de latão envelhecido, o crucifixo na capela-mor, as lamparinas no presbitério, o órgão de tubos, o confessionário em madeira e os bancos dos fiéis são elementos que, juntos, compõem o cenário sacro e preservam suas características formais e cromáticas.
Analisando sua integridade e importância histórico-cultural, pode-se afirmar que o edifício está em bom estado de conservação, preservando suas características arquitetônicas originais e testemunhando a arquitetura religiosa e as artes sacras em Porto Alegre.
Nós do S1arq. somos os responsáveis pelo pedido de Tombamento que está em fase final de aprovação na prefeitura, assim como o projeto de restauração das fachadas e recentemente na execução do restauro do forro do coro que foi danificado com o desprendimento de parte do telhado sobre o entrepiso do coro após uma forte de chuva. O forro em estuque está sendo restaurado respeitando as técnicas tradicionais.
Igreja Matriz São Pedro