projeto
CASACOR RS

Av. dos Estados, 747 - POA, RS

Projeto de Restauração

-

2025


A fachada do antigo terminal agora é um manifesto visual. O Projeto "Fachada Pôr do Sol", assinado pela equipe de Arquitetura e Design da Casa Cor RS em colaboração com Studio1 Arquitetura e Tintas Coral, coloriu as brises do edifício com um degradê inspirado nas tonalidades do entardecer de Porto Alegre.
O tema da CASACOR 2025 se apoia em três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. O primeiro convida a refletir sobre a capacidade de sonhar coletivamente e criar um futuro desejável, que guie as ações do ser humano com harmonia e colaboração. Em seguida, está a integração entre o urbano e o natural, promovendo a ideia de cidades como ecossistemas vivos, que desafiam a separação entre o ambiente construído e a natureza, propondo a criação de cidade que funcionem como florestas.
Soma-se ainda a colaboração entre diversas disciplinas e culturas, com a transdisciplinaridade sendo fundamental para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis, conectando arquitetura, engenharia, biologia, ciências sociais e muitas outras áreas.
Em um momento de reconstrução, após a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, vemos prevalecer o mais sublime sentimento que nós, humanos, somos capazes de produzir: a esperança. Com a esperança de um novo momento que se inicia, CASACOR 2025 propõe homenagear o grande símbolo da cidade de Porto Alegre: o pôr-do-sol.
HISTÓRIA
A área do atual Aeroporto Salgado Filho começou como um campo de aviação militar em 1922, na Várzea do Gravataí.
A aviação comercial no Brasil teve início em janeiro de 1927, quando a empresa alemã Condor Sindikat recebe autorização do governo federal para operar; o primeiro voo se deu em três de fevereiro do mesmo ano, com um hidroavião saindo de Porto Alegre com destino à cidade portuária de Rio Grande. O nome provisório da empresa era então “Companhia Rio-Grandense de Transportes Aéreos”. Três meses depois do primeiro voo, em 7 de maio de 1927, era criada a Varig, primeira companhia aérea brasileira.
Em 1953, o novo Terminal 2 foi inaugurado, projetado pelo arquiteto gaúcho Nelson Souza, inspirado no Aeroporto Santos Dumont (RJ).
O local já havia passado por transformações, desde um parque de aviação recreativa até a administração federal na década de 1940. A construção do novo terminal contou com recursos estaduais e federais, consolidando o aeroporto como um importante hub nacional e internacional.
De base militar a portal de conexões internacionais, o antigo terminal do aeroporto carrega décadas de histórias que impulsionaram o desenvolvimento do RS.
Fachada Pôr do Sol - CASACOR 2025