projeto
CASACOR RS

R. Dona Leonor, 360 - POA, RS

Projeto de Restauração e Arquitetura de Interiores

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2022


No ano de 2022, o Studio1 atuou como consultor técnico das intervenções que interferiram no patrimônio cultural edificado do edifício que sediou a CASACOR 2022. O escritório também foi responsável pela restauração e reabilitação do prédio após o evento, que passará a abrigar as novas instalações da Escola Pampeano.
O Refúgio Dona Ilza é assinado pelos arquitetos Lucas Volpatto e Jaqueline Manica, do Studio1, e Patrícia Pasini Arquitetura, de Garibaldi. O projeto revive uma história de elegância, benemerência e fé, reunindo elementos do passado com o conforto e o design do século XXI.
Carinhosamente conhecida como “Pia”, a instituição consolidou-se como um importante espaço caritativo e religioso voltado ao acolhimento da infância em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre. Ao longo de seus 81 anos de funcionamento, a Pia Instituição cumpriu com excelência sua missão social e educativa, acolhendo e formando mais de 3.000 meninas — órfãs ou não, carentes ou não — em regime de internato e semi-internato.
Ao circular pelo Refúgio Dona Ilza, o visitante encontra diversos recantos especiais e elementos de destaque em sua composição, que trazem um tom nostálgico e, ao mesmo tempo, inspiração para a arquitetura de interiores contemporânea.
O projeto traduz a elegância e a feminilidade de Dona Ilza por meio da cor Santa Rosa, da Tintas Coral, escolhida para representar essa mulher à frente de seu tempo, de muito bom gosto, que deixou um grande legado para sua família e para a cidade de Porto Alegre. Já o restauro do piso original, em madeira de araucária datado de 1922, foi realizado em parceria com a Allwood.
O recanto da escrivaninha é o espaço onde projetos são acompanhados e novas ideias nascem, ladeado por memórias afetivas representadas por fotos antigas de suas vivências fixadas na parede. A poucos metros dali, há outro local de inspiração e fé, com acesso direto ao coro da capela neogótica da Pia Chaves Barcellos.
Para ressignificar o passado e contar a história de Dona Ilza com estilo, foram utilizadas peças históricas do Mundaréu, que gentilmente cedeu diversos elementos: porta-selos, livros, malas, molduras, bancos e escrivaninha. O artista Klima, de Bento Gonçalves, criou a escultura “Memórias”, especialmente para compor a decoração do Refúgio Dona Ilza.
Do rosa antigo ao dourado, o Refúgio Dona Ilza inspira feminilidade em uma composição que mescla móveis contemporâneos e peças de antiquário. As plantas naturais que ornamentam o ambiente e a paisagem de Porto Alegre vista das janelas complementam o infinito particular proposto pelos arquitetos no projeto.
O recanto da cama, de design contemporâneo e desenhado especialmente para a mostra, é o espaço de descanso da moradora deste ambiente, oferecendo conforto e requinte.
Outro recanto planejado para o Refúgio Dona Ilza é o da banheira, que garante bem-estar e privacidade. Após o banho, o espaço onde se encontra a poltrona oferece iluminação e acolhimento ideais para leituras agradáveis antes de dormir. As cortinas escolhidas para o Refúgio Dona Ilza conferem um tom clássico, enquanto a composição com a persiana plissada acrescenta um ar contemporâneo ao ambiente. Tanto as cortinas quanto a persiana são da Persol Persianas, fabricadas pela Bela Art.
Foi criado também um recanto de leitura no Refúgio Dona Ilza, com uma poltrona assinada pelo designer Fabrício Ronca, representando a cultura de Dona Ilza Chaves Barcellos, que falava oito idiomas — especialmente francês e alemão. Agradecimento especial à Salva Mobiliário, que gentilmente cedeu a poltrona e o recamier.
A artista plástica Roberta Agostini criou o belíssimo quadro que retrata Dona Ilza Chaves Barcellos, compondo a decoração do Refúgio Dona Ilza.
A riquíssima capela neogótica é joia arquitetônica, e serviu de plano de fundo para a declaração da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos como Patrimônio Cultural do Município de Porto Alegre. A capela tem como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus e também homenageia os santos São Roque, São Pedro e São José. A KWA Iluminação, em parceria com a Avant Lux, iluminou a capela. Já o Império Persa ofereceu a bela passadeira que harmonizou perfeitamente com o ambiente.
HISTÓRIA:
Nossa homenageada na CASACOR 2022, dona Ilza Chaves Barcellos, idealizadora do edifício que homenageia seu esposo, nasceu em 27 de maio de 1879.
Dona Ilza ficou reconhecida como a matriarca da família, pois auxiliou Pedro, o irmão mais velho, na criação de todos. Mulher religiosa e devota da Igreja Católica, assim como o esposo, era benemérita de diversas instituições pias, também sendo responsável por angariar fundos para a construção da atual catedral de Porto Alegre.
Dona Ilza Chaves Barcellos, em conjunto com os irmãos do esposo – Paulino, Antônio Filho e Ismael –, proprietários da firma Chaves & Almeida, resolveu homenagear a memória de Pedro, seu marido, que faleceu jovem em 1920, com a criação de um asilo para meninas pobres e desvalidas.
A Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos foi fundada em Porto Alegre em 1924 e tinha por objetivo acolher, amparar e educar meninas pobres e desvalidas, de preferência órfãs, dando instrução primária e em trabalhos domésticos, amparados nos ensinamentos da moral cristã, católica, romana.
De acordo com documento existente no Arquivo Provincial, dona Ilza teria sido aluna do Colégio São José, em São Leopoldo, e desde a infância teria dedicado grande afeto às Irmãs Franciscanas.
Em 19 de janeiro de 1924, a família Chaves & Almeida assinou um contrato com a Madre Superiora da Congregação Franciscana para que elas administrassem a Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos. As irmãs realizaram o trabalho no local até 2005 e depois mudaram para Alvorada, onde até hoje desenvolvem um trabalho assistencial para a comunidade carente.
Em fevereiro de 1924, as primeiras irmãs chegam ao edifício, um mês antes da conclusão da obra. Assim, em fevereiro de 1924 teve início a nova comunidade Franciscana, tendo por Madre Superiora a irmã Eulália Antoni, regente de outras nove irmãs.
A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e da Caridade Cristã (FPCC) foi fundada em Heythuysen, Holanda, em 10 de maio de 1835, pela madre Madalena Damen. O lema "Deus proverá" é oriundo da fundadora.
O reconhecimento oficial da Congregação se deu pelo Papa Pio IX, em 1852, em cuja ocasião já existiam 21 casas fundadas em gerenciadas pelas Franciscanas na Europa.
A chegada no Brasil se deu em 1872. A essa altura além da educação feminina para o lar, as irmãs já haviam acumulado a função de enfermeiras e gestão hospitalar.
Em 1872, a Madre Aloísia Lenders, atendendo ao pedido do bispo, enviou para São Leopoldo seis irmãs Franciscanas: Madre Ana Moeller, irmã Teresia Cremer, irmã Maria Lichtenberg, irmã Florencia Hemsel, irmã Avina Ferbes e irmã Ludgera Hellwig, destinadas a instituírem uma escola para as filhas dos imigrantes alemães em São Leopoldo.
O sobrenome composto - Chaves Barcellos - foi criado no Rio Grande do Sul, especificamente em Pelotas, em 28/11/1832, a partir do casamento de Joaquim Antônio de Barcellos, com dona Marcolina Amália Chaves. Joaquim Antônio era filho de um dos primeiros açorianos que chegaram a Porto Alegre, Antônio Rodrigues Barcellos (PEREIRA, 2008). Por sua vez, Marcolina Amália, nascida em Pelotas em 11/09/1815 era filha do famoso charqueador Antônio José Gonçalves Chaves e de dona Maria do Carmo da Cruz Secco. Deste casal fundador são conhecidos oito filhos.
O segundo filho do casal foi Antônio Chaves Barcellos, nascido em Pelotas em 07 de junho de 1835 e falecido em Porto Alegre, aos 80 anos, em 25 de julho de 1915, é a origem da grande fortuna, aumentada posteriormente por seus filhos Pedro, Antônio, Ismael e Paulino, que permitiu a fundação da Pia Instituição e a manutenção de outro sem número de ações beneficentes propagadas por membros desse clã em Porto Alegre.
Antônio Chaves Barcellos, vindo de Pelotas, chegou em Porto Alegre em 1860 e seis anos depois, em parceria com Francisco José de Almeida, fundaria a casa de importação e exportação de tecidos Chaves & Almeida.
A firma atingiu rápido sucesso comercial e econômico, a ponto de permitir que seus fundadores e sócios passassem a influenciar nos rumos arquitetônicos e filantrópicos da cidade.
AGRADECIMENTOS:
Fornecedores:
Allwood Brasil: @allwoodbrasil
Anjos Colchões e Sofás: @anjoscolchoesavwenceslau.poa
Avant Lux: @avantlux
Berneck Painéis e Serrados: @berneckoficial
Cave Quartzo Design: @cavequartzo
DECA: @decaoficial
Gravura Galeria de Arte: @gravuragaleria
Helè Home: @helehome
Hidrotec: @hidrotec
Jasmin: @jasmin_tapetes
Lero Jardins Verticais: @lerojardinsverticais
Meu Rosapé: @meurodape
Persol Persianas: @persolpersianasr
Salva Design de Mobiliário: @salvamobiliario
Tintas Coral: @tintascoral
Lukart: @_luka.art_
Bela Art: @bela.art @andrezalinck
Leonardo Morés: @leomores
Responsáveis técnicos:
Lucas Bernardes Volpatto - CAU A56528-8, Jacqueline Manica Girardi - CAU A56529-6 e Patrícia Pasini - CAU A58187-9.
Equipe dos Escritórios e Estagiários:
Alana De Menezes, Alessandra Gonçalves, Caroline Zeminhani, Carlos Scheibler, Denis Rupp, Geovani Lemos, Gessiane Mosselaar, Millena Krás, Pedro Von Mengden Meirelles
Colaboradores:
Alexandre Strapazzon, Caroline Zortéa , Cassio Bitencourt, Cláudia Schmitt, Constantino Ferronato, Danielle Oliveira Volpatto, Felipe Convaitis, Gelson Cesar Bertol, Helena Prates, Jocinei Echer, Joseph Geuer, José Ignácio Dos Santos Espindula, Khetly Pacheco, Luís Osório bugs Rosa, Manuel Fernandez, Milton Corrêa, Ricardo Cardoso, Roberta Agostini, Silvio Henrique Klima, Rodrigo Sandri, Valdecir Moreira, Vanessa Agostini, Simone Menzen Corá.
Refúgio Dona Ilza - CASACOR 2022