projeto
Prefeitura Municipal de Gravataí
R. Annibal Carlos Kessler, 152 - Gravataí, RS
Projeto de Restauração
-
2021

O Solar dos Bina é uma página viva da história. Nosso projeto de restauro e adaptação celebrou as diferentes camadas do tempo que compõem este patrimônio.
Nosso primeiro passo foi o mapeamento minucioso de danos, essencial para planejar cada intervenção com máxima eficiência e respeito ao patrimônio. Identificar cada um desses pontos foi a base para um projeto de restauro que não só recuperou a integridade estrutural do Solar, mas também devolveu a sua autenticidade histórica.
O projeto de restauração do Solar dos Bina foi executado com diretrizes claras para recuperar e valorizar este patrimônio histórico.
Nossas intervenções foram meticulosamente planejadas em etapas distintas para garantir precisão e respeito à estrutura original:
1 - ESTRUTURA E ENVOLTÓRIA: Intervenção no telhado, reforço estrutural, drenagem e recuperação integral das fachadas.
2 - INTERVENÇÕES INTERNAS: Restauro do interior, com foco na conservação de elementos históricos e adequação de espaços.
3 - INTEGRAÇÃO E ACESSO: Implementação de acessibilidade, paisagismo e novas instalações para o conforto contemporâneo.
O projeto também incluiu a integração de novos elementos, como um deque, rampa de acessibilidade, porta de acesso ao porão, sanitários, portas e piso de arenito, sempre dialogando com a linguagem original.
Além disso, todas as instalações (elétricas, luminotécnicas, climatização e hidrossanitárias) foram modernizadas, garantindo funcionalidade sem comprometer a autenticidade do espaço.
HISTÓRIA:
O Solar dos Bina, com sua epígrafe de 1882 na fachada, carrega mais de 140 anos de história. O Studio1 Arquitetura teve a honra de intervir neste ícone da arquitetura luso-açoriana, localizado no antigo "Sítio do Sobrado".
Nosso trabalho respeita e revitaliza a memória do local, garantindo sua preservação e nova função para a comunidade. Conheça um pouco dessa trajetória:
1882: Construção do edifício.
1937: A família Bina dá nome ao solar.
2000: Aquisição pela Prefeitura de Gravataí.
Hoje: Tombado e revitalizado, seguindo em frente.
O edifício original de 1882 é um autêntico exemplar da arquitetura luso-açoriana, com suas fachadas marcadas por cheios sobre vazios, fenestrações em madeira e decoração em argamassa. A estrutura interna preserva a técnica construtiva do "enxaimel português", com paredes de tijolos de cutelo e esteios de madeira.
Na década de 1950, o solar ganhou anexos que dobraram sua área. O desafio do Studio1 foi integrar e preservar essa história toda. A ampliação manteve a linguagem arquitetônica original, mas introduziu técnicas modernas para a época, como a alvenaria empalheirada e um entrepiso de concreto com ladrilhos hidráulicos.
Nosso trabalho respeitou cada uma dessas fases, desde os telhados de capa-e-canal até os detalhes da intervenção de 1955, onde elementos como os armários embutidos nos vãos de janelas antigas contam a história da evolução do espaço.
Solar dos Bina












