projeto
-

Rua Brigadeiro David Canabarro, 421 - Centro, Sant’Ana do Livramento - RS

Projeto de Restauração

-

2024


O Colégio Santa Teresa de Jesus, de Sant'Ana do Livramento, é um importante monumento para a cidade, foi fundado pelas irmãs da Companhia de Santa Teresa de Jesus. Em 1911, as religiosas chegaram à cidade e se instalaram provisoriamente em uma casa alugada. Em 20 de janeiro de 1913, a irmã Francisca Macazaga adquiriu um terreno onde se iniciaria a construção da sede definitiva do colégio, com projeto do arquiteto Juan A. Tarragó, de Montevidéu. Em agosto de 1914, a obra foi concluída parcialmente e, em 1º de novembro daquele ano, o colégio foi oficialmente reaberto em seu novo edifício.
A partir de então, o Colégio Santa Teresa de Jesus passou por diversas ampliações e melhorias. Em 1916, uma classe especial em espanhol foi criada para atender meninas uruguaias de Rivera, refletindo a proximidade geográfica e cultural entre as duas cidades fronteiriças. Essa classe funcionou até 1939, quando foi encerrada por ordens governamentais, após 23 anos de existência.
Durante as décadas de 1920 e 1930, o colégio continuou a expandir sua estrutura física, incluindo a construção de uma nova sala de aula para meninas carentes e, em 1929, a inauguração da capela definitiva. Outra importante melhoria foi a construção de quartos individuais para as irmãs em 1935, atendendo às recomendações das Superioras Visitantes para maior decoro na vida religiosa.
O Colégio Santa Teresa de Jesus consolidou-se como uma importante instituição educacional ao longo dos anos, oferecendo educação de qualidade e desempenhando um papel fundamental na comunidade de Livramento e Rivera.
As fachadas principais do Colégio Santa Teresa de Jesus, localizadas na esquina das ruas Brigadeiro David Canabarro e 13 de Maio, revelam uma arquitetura austera e eclética, típica da primeira metade do século XX, com influências hispânicas e da arquitetura platina. A edificação ocupa ¼ do quarteirão e apresenta volumes que formam um pátio interno, característica comum em edificações educacionais da região do rio da Prata. A composição volumétrica destaca os acessos à escola, ao salão de atos e à capela.
Construído em blocos distintos, o prédio utiliza técnicas tradicionais de alvenaria com tijolos e fundações de pedra arenítica, aproveitando a topografia para a distribuição das partes. A capela e o salão de atos estão voltados para a rua 13 de Maio, onde há três acessos: capela, hall principal (que leva aos dormitórios das irmãs) e o salão de atos. O acesso principal da escola é pela rua Brigadeiro David Canabarro, por uma grande portada de madeira que conduz a um hall com abobadilhas típicas da região platina.
As fachadas apresentam um predomínio de superfícies sólidas, com janelas dispostas em arco pleno no segundo pavimento e arco abatido no primeiro. A edificação é coroada por uma platibanda que oculta o telhado original, feito de telhas cerâmicas. A fachada da rua 13 de Maio se diferencia pelo frontão da capela do Sagrado Coração de Jesus, encimado por um arco que, originalmente, abrigava um sino de bronze. Abaixo da porta de acesso à capela, há um brasão de Santa Teresa d'Ávila com o lema "Viva Jesus".
A horizontalidade do prédio é acentuada por frisos e cimalhas que avançam sobre a fachada. Parte da fachada é revestida por pedra fingida ou cimento penteado, enquanto outra parte exibe alvenaria de tijolos e pedra aparentes. As fachadas foram construídas em etapas distintas, sendo a da Brigadeiro David Canabarro contínua e alinhada com a rua, enquanto a da 13 de Maio é composta por dois volumes que abrigam a capela e o salão de atos, separados por um pequeno pátio.
A capela do Colégio Santa Teresa de Jesus possui uma nave única, separada pelo antigo átrio e uma mesa de comunhão de mármore de Carrara, com detalhes em mármore rosa, que eleva o presbitério em três degraus. O presbitério termina em uma falsa abside com estrutura de madeira e aço, revestida de estuque com pinturas decorativas em tons de azul, ocre e dourado. No fundo, encontra-se o retábulo-mor, em estilo neogótico, esculpido em madeira e policromado, que ostenta a imagem do Sagrado Coração de Jesus, com Santa Teresa d'Ávila e Nossa Senhora da Conceição ao lado. Ao centro, há um brasão de Santa Teresa de Jesus e duas peanhas com imagens de Santa Teresinha e São José, todas sob dosséis neogóticos.
O forro da capela é de estuque, com abóbadas ornadas por pinturas em estampilha que criam faixas com arabescos e florões. Nas laterais, pinturas murais descrevem a vida de Santa Teresa d'Ávila, e a semi-cúpula retrata sua morte. As paredes laterais possuem estampilhas em tons de azul e bronze, além de guarnições em marmorino que alternam entre rosa e branco, harmonizando com a mesa de comunhão.
A capela possui oito janelas em madeira azul com vidros martelados, e a fenestração se dá no lado esquerdo, com nichos do lado direito para equilíbrio visual. O átrio é ladeado por duas salas menores, uma com uma escada caracol que dá acesso ao coro, que possui decoração semelhante à nave. A capela mantém uma linguagem arquitetônica eclética com tendência ao estilo românico, mesclando pinturas decorativas e painéis historiados em tons ocres, azuis, bronze e dourado. O piso é de mármore de Carrara e ladrilhos de granitina, formando padrões arabescos.
Os bens móveis sacros da capela incluem imagens de São José, Nossa Senhora da Conceição, Sagrado Coração de Jesus, Santa Teresa D'Ávila, Santa Teresinha do Menino Jesus e Jesus Crucificado. Além disso, destacam-se o sacrário com baldaquino em latão polido, luminárias de tipo arandela, a lamparina do Santíssimo, as 14 estações da Via-Sacra, as pias de água benta, as caixinhas de ofertas e as antigas portas em latão e bronze da mesa de comunhão. O sino que outrora adornava o frontão também fazia parte do conjunto.
Os painéis da Capela do Santíssimo Sacramento estão alinhados à iconografia Teresiana, retratando os momentos mais importantes da vida de Santa Teresa de Jesus, assim como suas visões místicas.
Na pesquisa histórica realizada pelo historiador Pedro von Mengden Meirelles e Sofia Inda, instrumento fundamental para o projeto de restauro e pedido de tombamento da Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Santana do Livramento, ao entrevistar a irmã Inah Cabarro Lucas, a mulher mais idosa do RS e do Brasil, ela revelou que pousou para a pintura do anjo que está na Capela da Escola Sagrado Coração de Jesus.
Levantamento cadastral:
O levantamento cadastral realizado na escola revelou as seguintes condições para o restauro:
O telhado está bem conservado, com uma estrutura de madeira em bom estado. As telhas cerâmicas originais foram substituídas por telhas metálicas, e o estuque abobadado, embora em boas condições, apresenta fissuras em suas áreas decoradas.
O revestimento em reboco de cimento penteado apresenta áreas com desprendimento, sujidades, crosta negra e infiltrações devido à umidade. Intervenções inadequadas, como instalação de veículos de divulgação, também prejudicaram a estrutura. Há infiltrações que comprometem as pinturas decorativas da capela, além de pontos com degradação da alvenaria e presença de biocolônias.
As esquadrias originais de madeira estão bem conservadas, especialmente na capela e fachada voltada para a Rua 13 de Maio. No entanto, a porta principal da capela requer substituição de peças devido ao ataque de insetos xilófagos. Já as esquadrias da fachada voltada para a Rua Brigadeiro David Canabarro foram alteradas.
Os pisos da capela estão em ótimo estado de conservação.
As pinturas decorativas necessitam de intervenção urgente devido à degradação avançada pela umidade, colocando o suporte em risco. Os bens móveis estão em bom estado, exceto os bancos da nave, que precisam de substituição de peças degradadas também pelo ataque de insetos xilófagos.
Esse levantamento evidencia a necessidade de intervenções cuidadosas para preservar a integridade estrutural e estética do edifício.
Restauração das fachadas:
O projeto de restauração das fachadas do Colégio Santa Teresa de Jesus busca valorizar a arquitetura eclética e histórica deste símbolo de Sant’Ana do Livramento, respeitando suas características originais e promovendo sua conservação para as futuras gerações.
Este é mais um passo em direção à preservação da nossa história, unindo tradição, técnicas sustentáveis e cooperação internacional. Vamos juntos manter viva a memória e o legado cultural da região.
Projeto Luminotécnico:
Nosso Projeto Luminotécnico vai além da simples iluminação – ele valoriza cada detalhe arquitetônico, destacando a beleza e a história preservada nos espaços do Colégio Santa Teresa de Jesus. A proposta da arquiteta Cristina Maluf, da Cristina Maluf Iluminação (@cristinamaluf.iluminacao), integra soluções contemporâneas e eficientes, respeitando o ambiente histórico e criando uma atmosfera que convida à contemplação e apreciação.
Combinando tecnologia, sustentabilidade e sensibilidade artística, estamos trazendo luz para a memória e o patrimônio cultural!
Projeto Memorial Presença da Teresiana:
O Projeto Memorial da Presença Teresiana, uma iniciativa que visa homenagear e preservar a rica história das irmãs da Congregação Enrique de Ossó e sua contribuição inestimável para a comunidade.
Este memorial será um espaço dedicado à reflexão, à educação e à valorização do legado Teresiano, contando com exposições interativas, painéis informativos e objetos históricos que contam a história inspiradora dessas mulheres notáveis.
O projeto cultural tem a produção da Cult Assessoria e Projetos Culturais (@cultprojetosculturais).
Colégio Santa Teresa de Jesus