impresnsa
Símbolo da Rua da Praia, postes de quase cem anos são retirados para restauro
GZH

Parte do charme da Rua dos Andradas, conhecida como Rua da Praia, 18 postes históricos de ferro fundido foram retirados para restauro. Com quase cem anos, os itens do mobiliário urbano tinham sinais de corrosão, além de desgaste interno.
— Como são de ferro e estão expostos ao tempo, eles estavam em um processo natural de corrosão. Tiramos eles por uma questão de segurança à população no entorno e preservação do patrimônio — explica o secretário de Serviços Urbanos, Hiratan Pinheiro da Silva.
Os postes da década de 1920 foram feitos em Ohio (Estados Unidos) por uma fábrica em atividade até hoje, chamada Union Metal. Eles remetem ao começo da iluminação pública elétrica no centro de Porto Alegre, que até então era a gás. Mantendo as características arquitetônicas, a ideia é aproveitar o início da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação para mudar a tecnologia nestes equipamentos.
O arquiteto responsável pelos trabalhos de restauração no local, Lucas Volpato, conta que uma das descobertas recentes é de que os postes eram verdes quando instalados. Entretanto, optou-se por manter o tom grafite escuro que foi usado nas últimas décadas.
Elemento do mobiliário urbano que muitas vezes as pessoas nem reparam, esses postes históricos têm uma grande importância na identidade do Centro Histórico, na opinião dele.
— Além de funcionais, eles compõem a imagética da cidade. Bem como os prédios remetem a outra época, o mobiliário urbano também o faz. O conjunto que é importante — ressalta Volpato.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Cristine Rochol / Divulgação Prefeitura de Porto Alegre)