top of page
st1_assinatura_p.png

impresnsa

Símbolo da Porto Alegre do passado, antigo abrigo dos bondes do Centro Histórico será revitalizado

GZH

Presente na memória afetiva dos porto-alegrenses de mais idade, o antigo abrigo dos bondes, na Praça Quinze de Novembro, será revitalizado pela prefeitura de Porto Alegre. O motivo, de acordo com a gestão municipal, é qualificar o espaço a fim de atrair novos negócios para o local.

A obra começa no final deste mês, segundo a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap);
Ao todo, serão investidos R$ 890 mil, vindos dos cofres públicos;
Depois de iniciado o trabalho, a empresa Inove, contratada para realizar o serviço, terá seis meses para entregar a obra pronta.
Entre os problemas mais urgentes a serem resolvidos, estão infiltrações dentro das lojas e o reboco nas marquises, que está caindo em cima de clientes.

— Vai ficar um espaço bonito e reformado. Vamos falar com os permissionários para achar uma maneira de reformar o lugar e não atrapalhar a venda deles. Essa obra vai complementar o que temos feito no Mercado Público, que será lavado por fora. O chafariz (no Largo Glênio Peres) também será consertado — adianta o diretor-geral de Gestão do Patrimônio de Porto Alegre, Tomás Holmer.

O espaço, que serviu no passado como ponto de embarque e desembarque de passageiros dos bondes no Centro Histórico, foi desmembrado e transformado em espaços comerciais na década de 1970:

Hoje, há 33 pontos para lojas, sendo que 24 estão ocupados;
Desse total, apenas 13 lojistas estão com o aluguel em dia.
Holmer diz ainda que, recentemente, uma das áreas foi invadida e estava sendo usada como depósito para uma loja de roupas das imediações.


Nova tentativa

Esta não é a primeira vez que a prefeitura tenta embelezar esta área da cidade. A revitalização do abrigo entrou no pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014. Na época, o piso da Praça Quinze de Novembro foi todo trocado e as paredes, que antes tinham detalhes em vermelho, foram pintadas de amarelo. Mais de 10 anos depois, elas estão sujas, descascadas e com marcas da enchente de 2024.

Outra novidade anunciada na época eram deques de madeira para colocar mesas em frente aos negócios, que nunca chegaram a existir. Ainda assim, clientes passaram a poder consumir sentados em mobiliários nas calçadas, o que não era permitido até então.

Em 2023, o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, chegou a anunciar que o bonde de 1929 que fica exposto em frente à sede da Companhia Carris Portoalegrense, no bairro Partenon, seria levado para o Largo Glênio Peres e instalado em frente ao antigo abrigo.

O plano nunca chegou a sair do papel, já que o veículo agora pertence à empresa que comprou a estatal em 2024. Procurada, a proprietária do bonde modelo Brill 123 diz estar disposta a avaliar e colaborar com o projeto "desde que haja garantia de adequada conservação do veículo, com plano de gestão que assegure a manutenção, a segurança e os cuidados contínuos com o bonde".

Um outro bonde da Carris chegou a ser restaurado recentemente pelo Studio 1 Arquitetura, do arquiteto Lucas Volpatto. O veículo está exposto no novo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Macrs), inaugurado este ano no 4º Distrito.

Leia a matéria completa no Link abaixo.

(Imagens: Guilherme Gonçalves / Agência RBS)


bottom of page