impresnsa
Restauro de murais originais da Biblioteca Pública do Estado revela pinturas da década de 1920
GZH

Obras começaram em dezembro e foram viabilizadas por recursos repassados pela Associação dos Amigos da instituição e pelo governo gaúcho.
O projeto foi viabilizado graças aos recursos repassados pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE) e pelo programa Avançar na Cultura, do governo do Rio Grande do Sul. De acordo com Eduardo Hahn, assessor especial de Memória e Patrimônio da Secretaria da Cultura do Estado (Sedac), um total de R$ 641 mil será investido para devolver os afrescos a alguns espaços do prédio — inaugurado oficialmente em 1922, na esquina das ruas Riachuelo e General Câmara, no Centro Histórico.
Inicialmente, a restauração será feita em todas as paredes que integram o acesso às salas da biblioteca: recepção, parte da escadaria para o subsolo, escadaria para o segundo andar e saguão do segundo andar, até a laje antes da claraboia. A primeira etapa está em andamento e corresponde à remoção das cinco camadas de repintura identificadas, explicam o arquiteto Lucas Volpatto e a conservadora e restauradora Anice Jaroczinski, responsáveis pelo trabalho.
— É uma remoção mecânica, com lâminas de bisturis cirúrgicos, sem usar nenhum tipo de solvente, que pode fazer reações químicas com a pintura original. Achamos essa a técnica mais adequada, porque se tem um controle maior da superfície, danifica menos a parede — afirma Volpatto.
A qualidade da pintura original fez com que não houvesse total aderência das camadas sobrepostas, o que está possibilitando a remoção do material, segundo o arquiteto. A expectativa é de que essa primeira etapa seja concluída em até dois meses. Após sua finalização, será feita uma limpeza das paredes e, em seguida, a fixação da camada de pintura original que permaneceu intacta.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)