top of page
st1_assinatura_p.png

impresnsa

Restauro da Cúria Metropolitana revela palavras em latim, datadas de 1869, na fachada do prédio

GZH

As obras de restauração na Cúria Metropolitana, no Centro Histórico, em Porto Alegre, revelaram na fachada principal palavras escritas em latim, na cor dourada, datadas de 1869. A descoberta ocorreu na semana passada.

As palavras douradas, confeccionadas em latão, trazem a seguinte inscrição: "Levantado desde os fundamentos pelo prelado Sebastião Dias Laranjeira no ano de Nosso Senhor 1888, ele mesmo falecido há dois anos."

O letreiro recebeu acréscimos quando a Cúria Metropolitana foi concluída, em 1888. Por esta razão aparece este ano na frase.

A Cúria conta com dois letreiros. Um do feitor da obra, Dom Sebastião Dias Laranjeira, e outro do arquiteto alemão Johann Grünewald, que mandou construir o prédio e trabalhou na Catedral de Colônia, na Alemanha.

— Tem um registro que Herrmann Traub dourou o frontispício. Não se sabia se era tinta ouro. Ele dourou os altares da Igreja Nossa Senhora das Dores. Era um decorador da época — afirma Lucas Volpatto, arquiteto responsável pela restauração desde 2015 e que comanda a equipe Studio 1 Arquitetura.

As obras no lado voltado para a Rua Espírito Santo já estão prontas. Neste momento, as intervenções se concentram na parte de frente para a Rua Fernando Machado, onde fica a fachada com as palavras douradas descobertas. Agora, começará a ser restaurado o arenito do prédio. A previsão é de o serviço estar concluído neste ponto até o fim do ano.

Leia a matéria completa no Link abaixo.

Foto: (Renan Mattos / Agência RBS)


bottom of page