top of page
st1_assinatura_p.png

impresnsa

Projeto proporciona contato com as curiosidades da Igreja Matriz de Rio Pardo

Gazeta

O projeto de restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, de Rio Pardo, segue com as ações de educação patrimonial. Em julho — nos dias 9, 16 e 23 —, alunos e alunas das escolas Fortaleza, Rio Pardo e Pedro Borba visitaram o templo tombado como patrimônio histórico e cultural.

Com o objetivo de aproximar estudantes da riqueza arquitetônica, simbólica e histórica da igreja, por meio de uma vivência acessível, sensível e estimulante, as visitas foram conduzida por uma equipe de especialistas em patrimônio, arte e conservação: Lucas Volpatto (arquiteto e urbanista responsável pela obra), Sofia Inda (historiadora da arte e pesquisadora) e Anice Jaroczinski (restauradora).

Nos dois primeiros dias de visitas, para alunos do Ensino Fundamental, as ações contaram com uma apresentação sobre o processo de prospecção feito nos retábulos da igreja, revelando as camadas de tinta acumuladas ao longo dos anos e as possibilidades que se abrem com o restauro em curso. Para a turma do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza, a iniciativa proporcionou, no dia 23 de julho, uma experiência totalmente nova, aproximando-os da história e do legado cultural de sua comunidade por meio da educação patrimonial.

A restauradora Anice Jaroczinski revelou detalhes interessantes, como o fato de a parte interna do sacrário ser totalmente original e folheada a ouro, ressaltando a importância da preservação desses elementos únicos. O arquiteto Lucas Volpatto, por sua vez, destacou as particularidades arquitetônicas da igreja, convidando os jovens a enxergar a construção como um símbolo perene da identidade local.

Leia a matéria completa no Link abaixo.

(Foto: Suzana Pires / Divulgação / GS)


bottom of page