impresnsa
Projeto de restauração da Igreja Matriz de Rio Pardo inicia com recuperação do telhado
Gazeta

O projeto de restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pardo, deu início as suas atividades, que consistem nas intervenções propostas para o restauro da edificação, levando em consideração a ordem de prioridade pelo grau de degradação.
Será realizada uma subcobertura metálica em função do comprometimento pela infiltração de água da chuva e ação dos cupins. E, na sequência, a intervenção na nave, capela mor e seus bens integrados. Esta primeira fase da obra, já aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE), deve levar oito meses. Será executada de acordo com os projetos arquitetônicos e de PPCI realizados no estudo viabilizado através do incentivo fiscal da LIC/RS.
A iniciativa de preservação será coordenada pelo escritório Studio1 Arquitetura, tendo como arquiteto responsável Lucas Volpatto. Esta etapa, orçada no valor de R$ 1.980.464,47, tem financiamento do Pró-Cultura, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. E a realização é da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, sob a gestão da Cult Assessoria e Projetos Culturais, especializada em gestão e elaboração de projetos culturais.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Lucas Volpatto)