impresnsa
Rio Grande do Sul tem seis ações entre as finalistas da maior premiação do Patrimônio Cultural Brasileiro
AAI Digital

Comissão Nacional de Avaliação estará reunida no IPHAN, em Brasília, no final de agosto. Evento de premiação será em Porto Alegre.
O Prêmio Rodrigo 2019, maior premiação do Patrimônio Cultural Brasileiro, chegou a sua etapa final e 6 ações do Rio Grande do Sul vão para análise da Comissão Nacional de Avaliação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Nesta edição, 323 projetos foram inscritos em todo país e, então, 99 trabalhos passaram para a última fase.
Entre os projetos finalistas está a restauração do antigo Instituto de Química da UFRGS e da Igreja Nossa Senhora das Dores, em Porto Alegre (RS).
A Comissão estará reunida entre os dias 26 e 28 de agosto, na sede do Instituto, para definir quais serão os oito vencedores. O resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 5 de setembro de 2019. E a celebração da 32ª edição do Prêmio Rodrigo acontecerá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Neste edital, o prêmio traz duas grandes categorias – Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material e Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial. Elas são subdivididas em quatro segmentos: Entidades Governamentais; Empresas e Fundações privadas; Outras Instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada; e Pessoas Físicas e representantes de grupos ou coletivos. Portanto, oito ações serão selecionadas, sendo uma de cada segmento, por categoria. Assim, cada premiado receberá um valor de R$ 30 mil.
A Comissão Nacional de Avaliação é presidida pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e desempenha um papel de relevância para a promoção dos bens culturais do Brasil. Responsável pela seleção dos trabalhos premiados, a comissão é formada por 20 profissionais do campo do Patrimônio Cultural Brasileiro, por representantes de instituições públicas e da sociedade civil.
A Restauração da Igreja Nossa Senhora das Dores (Proponente: Paróquia Nossa Senhora das Dores) está entre os projetos finalistas.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Lucas Pedruzzi)