impresnsa
Prédio histórico do Pão dos Pobres entra em etapa final de restauração para retomar visual do passado
Diário Gaúcho

Uma das edificações integrantes do patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre está prestes a ganhar um visual renovado, ainda que com base no seu passado. O Colégio La Salle Pão dos Pobres passa por obras de restauração, em um projeto que está sendo executado desde 2017 e, em breve, terá sua fachada recuperada sob as formas e as cores que compuseram sua imagem antigamente. O prédio foi projetado pelo artista plástico e arquiteto Joseph Franz Lutzenberger, pai do ambientalista José Lutzenberger, e entregue à comunidade em 1929, quatro anos após o início da construção.
Parte dos elementos decorativos do edifício já teve seu restauro realizado. Uma das peças mais expressivas é o grupo escultórico instalado no alto da fachada, no qual uma imagem de Santo Antônio se destaca, com o pão e o olhar estendidos às crianças que o cercam e recorrem a sua proteção.
Para tanto, equipes formadas por artistas, restauradores e construtores foram capacitadas e permanecerão envolvidas com a execução dos trabalhos, cuja conclusão está prevista para o ano que vem.
— Nas próximas semanas, vai começar a pintura externa do prédio, para a qual estamos buscando restabelecer uma proposta de cor mais aproximada do tom original aplicado na época de sua construção — explica o arquiteto Lucas Volpatto, responsável pela restauração.
Ele conta que a fachada tinha uma coloração predominantemente amarela e destaca que, após o tombamento, em 2004, a edificação foi inserida em uma iniciativa de recuperação do visual que também resultou em uma pintura, porém prevalentemente rosada.
Conforme Volpatto, entre março e abril próximos, os moradores e as pessoas que visitarem a Capital, passando pela confluência da Rua da República com a Avenida Praia de Belas, ou mesmo que observarem pela Avenida Borges de Medeiros, do alto do viaduto do Largo dos Açorianos, terão contato com a imagem recuperada do prédio.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Camilla Hermes / Agência RBS)