top of page
st1_assinatura_p.png

impresnsa

Pintura de Aldo Locatelli em capela no Morro do Sabiá passará por restauro

Jornal do Comércio

Localizada em uma área de mata nativa no Morro do Sabiá (na Zona Sul de Porto Alegre), a Capela Nossa Senhora abriga uma obra de arte esquecida no tempo. Reconhecida e tombada como patrimônio histórico do Município, a pintura mural é assinada pelo artista ítalo-brasileiro Aldo Locatelli e deverá ser restaurada sob a coordenação da Cult Assessoria e Projetos Culturais, mediante captação de recursos.

A iniciativa integra o projeto Um Locatelli no Morro Sabiá: Patrimônio cultural e sustentabilidade, contemplado no final de 2024 pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que ainda prevê uma caminhada patrimonial e ecológica, com o objetivo de proporcionar uma experiência prática e imersiva de educação patrimonial, somada a um evento cultural aberto ao público. Além da restauração da obra de arte (cujo título dá nome à capela que a abriga), os trabalhos de restauração incluem, ainda, uma reforma no telhado da edificação. "As melhorias no telhado estão diretamente ligadas à preservação da pintura, visto que o local sofre com infiltrações", explica o arquiteto responsável pelo projeto, Lucas Bernardes Volpatto.

Segundo ele, por estar localizada em meio à mata, a capela sofre com a ação da umidade e do vento, o que contribuiu para que a pintura se deteriorasse. "Esse mural é datado de 1953 e foi feito à base de cal. É uma obra 'viva', que transpira. Qualquer coisa que passar por cima dela (pano, espanador de pó, ou mesmo o toque com a mão) compromete sua camada pictórica, desgastando a tinta", complementa o arquiteto.

A capela, em si, não é tombada, nem inventariada, por isso, as demais melhorias necessárias no espaço serão financiadas pelo Colégio, sinaliza Volpatto, que é especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Edificado e sócio fundador do Studio 1 Arquitetura, empresa responsável pelo projeto arquitetônico e pela execução do restauro obra.

"A partir do início dos trabalhos – condicionado à obtenção desses recursos –, a estimativa é de que os restauros envolvendo o telhado da edificação e a obra de arte localizada na parte interna da capela ocorram em um período de oito a dez meses", adianta o responsável técnico.

Representando a mãe de Jesus Cristo em pé, descalça e coberta por um manto multicolorido, a imagem de Nossa Senhora criada por Locatelli está circundada por dez jovens, sendo uma das figuras o próprio filho do artista, Roberto Locatelli, na época com três anos de idade. "A pintura traz uma Nossa Senhora terrena, sem auréola, rodeada por alunos anchietanos", destaca Volpatto. "Esta obra foi encomendada pelo padre Pauquet durante um encontro ocasional com o pintor e muralista, no Centro de Porto Alegre, enquanto este trabalhava nos salões do Palácio Piratini", emenda o arquiteto. O mural teria sido executado por Locatelli em apenas quatro horas, no decorrer de uma tarde. Nunca restaurada antes, a pintura tem cerca de 1,50 metro de largura por 2m de altura.

Leia a matéria completa no Link abaixo.

(Foto: Lucas Volpatto / Divulgação)


bottom of page