top of page
st1_assinatura_p.png

impresnsa

Palacete de 1914 é reformado para receber restaurante com temática italiana e pub na Andradas

GZH

Frequentadores do Centro Histórico estão curiosos sobre a obra que ocorre em um palacete centenário no número 861 da Rua dos Andradas. O imóvel tem três andares e um sótão. Na fachada, de cor branca, há uma grande escultura de uma mulher "segurando" parte da varanda. Trata-se do Palacete Varejão, ou Casa Egípcia, como também já foi chamado. Construído em 1914 para abrigar diversas famílias, o imóvel agora está sendo adaptado para receber um restaurante com temática italiana.

Batizado de Famiglia Lando, o projeto é de empresários que já atuam no ramo há 40 anos no Centro Histórico. Vilmar Lando tem seus irmãos, Valmir e Ildo, como sócios. Os três partiram de Soledade para empreender na Capital na década de 1980. São donos de dois restaurantes nas ruas dos Andradas e João Manoel. Chegaram a ter churrascaria na Rua Sete de Setembro e mais um estabelecimento na Andradas, mas venderam os pontos.

O novo restaurante é o maior passo na carreira dos irmãos. A reforma do prédio de 595 metros quadrados e os equipamentos vão exigir um investimento que passará de R$ 1 milhão.

Lucas Volpatto, pesquisador e arquiteto do Studio 1 Arquitetura, é quem toca o projeto para o restaurante. Ele diz que a fachada será mantida na cor branca, a mesma pintada na época em que foi construída. Portas e janelas serão pintadas de verde e as estruturas do parklet, de vermelho, em alusão às cores da bandeira da Itália.

— Na Andradas, tem muitos comerciantes que vieram do interior, cujas famílias vieram da Itália. Nas paredes, haverá dizeres de um dialeto italiano que se fala em Soledade e nas cidades da região — diz Lucas.

Leia a matéria completa no Link abaixo.

Foto: (Jonathan Heckler / Agência RBS)


bottom of page