impresnsa
Museu de Arte Contemporânea do RS é inaugurado e abre as portas de graça à população
GZH

Nasceu. A sede do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) no 4º Distrito de Porto Alegre está, finalmente, de portas abertas. A obra começou em janeiro de 2024, com investimento de R$ 5 milhões do governo do Estado, e agora é um novo legado para a cultura.
Estive lá para acompanhar a inauguração, nesta quinta-feira (14), e vi de perto o resultado. É um espaço amplo, de 2,3 mil metros quadrados, onde no passado funcionava um depósito de veículos do Detran.
De cara, a abertura de vidro escancara o acesso ao prédio já na calçada (a entrada é gratuita). No salão de exposições (de pé direito alto e paredes alvas), a primeira instalação artística em exibição no local impacta: é uma obra gigante (mesmo) que remete à enchente.
No pátio, a surpresa é ao ar livre: dois bondes de 1927 (em fase de revitalização) atraem o olhar. Eles serão usados para atividades educativas e parecem estar prontos para partir a qualquer momento.
Ao redor, um jardim com espelho d’água exibe esculturas de Vasco Prado e Patricio Farías. O espaço ainda receberá mobiliário e paisagismo. Há um pergolado sob uma figueira centenária, onde vai funcionar uma cafeteria - operada pela turma do Lola Bar (a mesmo da Casa de Cultura Mario Quintana).
O projeto executivo é do arquiteto Tarso Carneiro, da AT Arquitetura, o paisagismo é de Christine Loro e Eduardo Assmann e o projeto de mobiliário e da praça frontal (junto à calçada) é da arquiteta Izabela Pagani. Os bondes são restaurados pelo escritório Studio 1 Arquitetura, liderado pelo arquiteto Lucas Volpatto.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Imagens: Jerfferson Botega / GZH)