impresnsa
Inaugurada em 1801, quarta igreja mais antiga do RS começa a ser restaurada
GZH

Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma joia do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul
Começou a restauração de um dos templos mais antigos do Rio Grande do Sul: a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pardo. O trabalho teve início pelo telhado, com investimento de R$ 1,98 milhão.
Construída no fim do século 18 e inaugurada em 1801, a edificação é tombada pelo patrimônio histórico e guarda um pedaço da história da colonização portuguesa no Estado. É uma das poucas que mantém preservadas as caraterísticas originais.
Projetada pelo engenheiro coronel Francisco João Roscio, que integrou a antiga comissão de demarcação de fronteiras, a estrutura tem sete altares de madeira de origem barroca. É um tesouro sacro.
— É um privilégio executar essa obra. A igreja é muito autêntica, e Rio Pardo é uma cidade rica em história. Temos muito trabalho pela frente — diz o arquiteto Lucas Volpatto, do Studio1 Arquitetura, que está fazendo o restauro.
O trabalho, que resolverá problemas de infiltração, tem aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, com gestão da Cult Assessoria e Projetos Culturais. A expectativa é de que leve pelo menos oito meses.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Maurizan do Nascimento / Divulgação)