impresnsa
Igreja das Dores passa por restauro e busca abrir museu de arte sacra
G1

Cartão-postal de Porto Alegre e referência arquitetônica na paisagem da cidade, a Igreja Nossa Senhora das Dores passa por uma nova fase de restauração. O trabalho, quando pronto, abrirá caminho para concretizar um antigo sonho de historiadores, museólogos, artistas e da comunidade local: a construção do primeiro museu de arte sacra da capital gaúcha.
A ideia é expor ali os cerca de 2 mil itens que hoje estão quase escondidos em pequenas salas, estimulando o turismo e atraindo interessados no assunto. Mesmo com as obras em andamento, o local segue aberto aos visitantes. O acesso é gratuíto.
As obras da nova fase servirão de base para futuros empreendimentos, como o museu. Além disso, com a conclusão da reforma, iniciada em dezembro de 2016 e prevista para ficar pronta até novembro deste ano, os visitantes poderão acessar as duas torres do templo. Do alto de mais de 60 metros, será possível vislumbrar uma vista panorâmica do Centro Histórico.
“A Igreja das Dores é o primeiro bem tombado de Porto Alegre, e é de extrema importância a preservação dela por este fato, mas também pelo elemento arquitetônico que representa pra paisagem da cidade. Essa restauração prevê que se mantenha por muitos mais anos esse monumento”, observa o arquiteto Lucas Volpatto, responsável pela obra.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Rafaella Fraga / G1)