top of page
st1_assinatura_p.png

impresnsa

Em vídeo e fotos, veja como ficou a restauração na Igreja das Dores

GZH

Uma nova etapa de restauração da igreja mais antiga de Porto Alegre será entregue nesta quinta-feira (23). Depois de 11 meses de obras, a capela mor da Igreja Nossa Senhora das Dores, área concluída em 1813, ficou mais enaltecida. Um evento, com atrações como um piquenique noturno na escadaria, marcará a data.

Foi realizada a recuperação do telhado — com a inserção de uma subcobertura para evitar novas infiltrações —, o restauro das tribunas (sacadas laterais) e intervenções necessárias no altar de 14 metros de altura.

— Estamos entregando um altar mor muito próximo do que foi quando inaugurado, nas primeiras décadas do século 19 — comenta o arquiteto Lucas Volpatto, que coordena o restauro.

Além do trabalho nas estruturas de madeira, comprometidas com a ação de cupins, a pintura de fundo do altar foi refeita, para harmonizar com colorização dos altares laterais da nave principal. Os detalhes em dourado foram reconstituídos nos pontos que tinham falhas.

— Ao longo de dois séculos, o altar mor recebeu muitas repinturas. O desafio foi harmonizar a nova cor com a cor dos altares laterais da nave, restaurados no início dos anos 2000, e que estão em sua cor original — explica a restauradora Susana Cardoso.

As imagens no topo do altar, de Jesus Cristo crucificado, Nossa Senhora das Dores e João Evangelista, danificados em função da iluminação e de infiltrações, também foram restaurados. Voluntárias da comunidade fizeram as novas vestes. Os nove degraus do trono e seus entornos também ficaram muito mais iluminados: as lâmpadas antigas, que emitiam radiação ultravioleta, foram substituídos por LED. O brasão do calvário, que representa a última dor de Nossa Senhora, foi resgatado através de um trabalho de reconstituição da camada pictórica e destacado com as luzes.

Ainda falta realizar as intervenções para o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) — como a instalação de sensores de fumaça e iluminação de emergência. De acordo com Volpatto, pretende-se entregar essa terceira e última etapa até janeiro de 2018. Primeira etapa, a recuperação do Retábulo do Santíssimo, altar da capela suplementar, foi entregue no aniversário de Porto Alegre, em março. Ele voltou ao seu lugar original depois de 50 anos.

Leia a matéria completa no Link abaixo.

(Foto: Tadeu Vilani / Agência RBS)

bottom of page