top of page
st1_assinatura_p.png

impresnsa

Decorada por estátua de Orfeu e quimeras, fachada quase centenária do Cine Astor tem restauro concluído

GZH

Depois de meses escondidos por tapumes e andaimes, a estátua de Orfeu, as figuras híbridas de animais mitológicos e os medalhões que decoram o imóvel de número 1.891 da Benjamin Constant foram revelados nesta semana. O restauro da fachada quase centenária do antigo Cine Astor faz parte das obras de um hotel de bandeira internacional no bairro Floresta, na zona norte de Porto Alegre.

Liderados pelo arquiteto especialista em conservação e restauro do patrimônio cultural Lucas Volpatto, os trabalhos começaram em janeiro e terminaram no mês passado. Os tapumes foram retirados na segunda-feira (23) para recuperação da calçada.

Os trabalhos na edificação, datada de 1923, descobriram uma parte da fachada original que estava há décadas escondida com plaquetas de granitina verdes.

— No térreo, haviam coberto toda a fachada original, que tem os arcos das portas com vidros coloridos no formato da bandeira do Brasil. Achar isso foi o mais legal desse resgate — conta Volpatto.

Volpatto lembra que o Theatro Orpheu remete ao apogeu da região do 4º Distrito, que tem poucos prédios de arquitetura eclética preservados.

— Esse restauro dá uma nova dinâmica para a esquina, que estava esquecida, desbotada. Sem dúvida, ela ganha uma vida nova — opina.

Leia a matéria completa no Link abaixo.

(Foto: Felix Zucco / Agência RBS)


bottom of page