impresnsa
CASACOR 2022 - Coluna Olha só, por Ivan Matos
Jornal do Comércio

Ao completar três décadas de atuação, a Casa Cor RS, mostra de arquitetura, design e paisagismo está aberta à visitação desde o sábado (6) e segue até o dia 2 de outubro, na sede histórica da Pia Instituição Chaves Barcellos erguida em 1923, em Porto Alegre.
A ideia do Infinito Particular serviu de base para que 70 profissionais de arquitetura, design e paisagismo do Rio Grande do Sul criassem os 40 ambientes da Casa Cor RS que teve lançamento para imprensa na sexta-feira passada e abertura para visitação pública a partir do sábado. Só pela instalação no prédio na Pia Instituição Chaves Barcellos, em processo de tombamento pelo patrimônio histórico municipal, a mostra já merece a visitação para se conhecer este tesouro arquitetônico da Capital. Aproveitando a estrutura da edificação, muitos profissionais valorizaram ainda mais seus modernos ambientes ajudando a revelar detalhes históricos do prédio idealizado por Ilza Bastian Pinto Chaves Barcellos e seus cunhados.
História preservada:
Desde a entrada, em ambientes que se sucedem em harmonia de cores, estilos e formas, a mostra apresenta as novas tendências e tecnologias para o setor, em produtos e texturas aplicados em espaços de convivência em prefeita sintonia com o local. Destaque da visitação é o Refúgio Dona Ilza, criação de Lucas Volpatto e Patricia Pasini, em memória da benfeitora, que se abre para a capela neogótica em planta assinada pelo construtor e engenheiro civil Alfredo Haasler, em perfeita integração com o ambiente. Pensada para abrigar e educar meninas em situação de vulnerabilidade social, o prédio que teve sua construção iniciada em 1922, seguirá como instituição de ensino, com a nova sede da escola Pampeano após a realização da mostra.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Tânia Meinerz / JC)