impresnsa
Casa de Pedra é restaurada e se torna ponto turístico em Garibaldi
Jornal do Comércio

Quem gosta de um passeio turístico pela Serra Gaúcha poderá incluir no roteiro mais uma opção de lazer. A Casa de Pedra da família Cercato, localizada na cidade de Garibaldi, foi tombada pelo Governo Municipal de Garibaldi em 2018.
Com um investimento de R$ 652 mil via Lei de Incentivo à Cultura, – LIC do Sistema Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a iniciativa contou com o patrocínio de M.A. Silva, Medlive, Madesa e Sul Nativa Transportes. Com captação de recursos de Jac Sanchotene Marketing Cultural e gestão de projeto de Cult Assessoria e Projetos Culturais, a casa está em reparação desde setembro de 2021 e será entregue à população e à família Cercato pelo governo do Estado em 29 de julho.
O trabalho, desde projeto e obras, foi liderado pelos arquitetos Patrícia Pasini, Lucas Volpatto e Jaqueline Manica, do Hub Arquitetônico. Volpatto explica que a execução preservou autenticidade da construção colonial.
“O principal era tentar interpretar o imóvel e deixar as facetas autênticas, não é original, pois houveram algumas intervenções, como a telha francesa e a ampliação em anexo, onde será uma cantina”, explica o arquiteto.
Além disso, outro desafio, de acordo com Lucas, foi resgatar as técnicas utilizadas em Vêneto para manter a fachada de pedras aparentes. “A casa não tem reboco, tivemos que usar técnicas de brechamento, por exemplo”, detalha. Apesar de algumas intervenções, a Casa de Pedra preserva os marcos e as vergas originais.
Para ele, é fundamental olhar para essa arquitetura, definida como vernacular. “Com isso, quero dizer que é uma arquitetura que está na veia dos antepassados que vieram e que, utilizando material autóctone, fizeram algo único”, comenta.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Família Cercato / Divulgação / JC)