impresnsa
Arquitetura, patrimônio e história se unem para a CASACOR RS 2022
CASACOR

Nesta terça-feira (19), o elenco da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 se reuniu com arquitetos especialistas na área de preservação e restauro para conhecer um pouco mais sobre a história da Pia Chaves Barcellos, construção que irá sediar a mostra, com estreia marcada para o início de agosto, em Porto Alegre.
Os detalhes da construção histórica, que chega aos 100 anos em 2022, foram revisitados sob a batuta de Lucas Volpatto, coordenador de patrimônio histórico e restauro do prédio, e Simone Prochnow, arquiteta mestre na área de patrimônio. “O espaço se torna um lugar a partir do momento que ele tem significado, e quem dá significado somos nós”, inicia Simone na sua conversa com o elenco sobre as possibilidades e os desafios de realizar uma mostra de arquitetura e design dentro de uma construção centenária e cheia de história.
A visita também contou com a apresentação de fotos antigas de cada ambiente e motivou os profissionais com a possibilidade de transformação dos cômodos. Lucas Volpatto apresentou um acervo histórico fotográfico e guiou os participantes pelos diversos andares do prédio, explicando o que ocorria anteriormente em cada repartimento. Abordando os detalhes arquitetônicos, comentou sobre a influência germânica na cidade e enalteceu a autenticidade da construção, com estilo eclético.
Leia a matéria completa no Link abaixo.
(Foto: Luciano Mota)