top of page
st1_assinatura_p.png

impresnsa

Após anos de abandono, casarão na esquina da Independência com a Barros Cassal é revitalizado

GZH

Aquela aparência imunda e decadente, que desfigurava o palacete situado na esquina da Independência com a Barros Cassal, ficou para trás. Após oito anos de cobrança do Ministério Público aos atuais proprietários, as reformas da chamada Casa Frasca chegaram à fase final.

Protegido como patrimônio cultural de Porto Alegre, o casarão construído em 1906 recebe o sobrenome de dois irmãos que vieram do sul da Itália. Suas famílias moraram no andar de cima durante décadas, enquanto o térreo era ocupado por comércios.

Mas a falta de manutenção foi corroendo o imóvel, que ao longo dos anos já funcionou também como casa noturna, no início dos anos 2000, e mais recentemente como centro cultural.

A revitalização projetada pelo escritório de arquitetura "Studio 1" inclui a pintura da fachada na cor ocre claro – que se aproxima da original, segundo o arquiteto Lucas Volpatto – e as janelas em verde-colonial. As paredes internas de madeira – minadas de cupim – foram salvas, enquanto as telhas, revestidas, para que não chova mais dentro do imóvel. As redes hidráulica e elétrica foram todas renovadas.

No início de 2019, um cursinho pré-vestibular começará a funcionar ali. O projeto vai levar auditório, salas de estudo e uma nova fase à Casa Frasca.

Leia a matéria completa no Link abaixo.

(Foto: Studio1 Arquitetura / Divulgação)


bottom of page