top of page
st1_assinatura_p.png

impresnsa

A ressignificação do Casarão dos Bina: Prefeitura de Gravataí transformará construção histórica em novo espaço de cultura e integração

Seguinte

De único no ano de sua conclusão, em 1882, até passar ao mais antigo prédio entre os vizinhos que hoje os rodeiam, o Casarão dos Bina está prestes a ser ressignificado: será restaurado pela Prefeitura para tornar-se o novo espaço público de cultura de Gravataí.

Funcionários da empresa contratada já trabalham no local. Telhado, madeiramento, fachada e aberturas serão recuperados de acordo com as características originais, e as redes elétrica e hidráulica serão readequadas com foco na funcionalidade do espaço.

– Estamos concluindo a etapa de remoção das telhas e trabalhando nas redes de esgotamento pluvial. Os próximos passos serão a estabilização das paredes e o madeiramento da cobertura – explica Marcus Vinícius, engenheiro da Prefeitura.

Para garantir a fidelidade em cada detalhe da restauração, um estudo técnico foi realizado pela Prefeitura em 2022. O trabalho norteou o projeto de restauro, assinado pelo arquiteto Lucas Volpato, da Studio 1 Arquitetura.

– O estudo identificou os materiais e as cores utilizados na construção; também permitiu a elaboração dos projetos complementares para a parte estrutural – destaca o secretário Ósio.

– O Casarão dos Bina é uma importante referência da arquitetura portuguesa em Gravataí. Além dele, restam o Museu Agostinho Marta, o Solar das Magnólias, a nossa Casa dos Açores, e a sede da Prefeitura; daí a importância desta restauração – diz Régis Albino.

Leia a matéria completa no Link abaixo.

(Foto: Divulgação)


bottom of page